quinta-feira, 7 de março de 2013

Despejos: afirmam que o suicídio de Bilbo é o primeiro «dano colateral» das medidas de Lakua

Dezenas de funcionários do Executivo concentraram-se hoje frente às sedes do Governo de Lakua em Gasteiz e Bilbo em solidariedade com José Antonio Diéguez, que ontem se matou atirando-se do quarto andar do prédio em que vivia, quando ali chegava a comissão judicial com uma ordem de despejo.

Os sindicatos ELA, LAB, CCOO e UGT apoiaram as mobilizações e, em declarações à comunicação social em Bilbo, Joseba Izaga (LAB) disse que o morto «era um dos 9000 trabalhadores temporários» que o porta-voz do Governo de Lakua, Josu Erkoreka, designou como «efeitos colaterais».

Depois de anunciar que o Executivo autonómico ia aumentar a jornada laboral dos seus funcionários, Erkoreka usou esse termo para se referir às consequências que essa medida ia ter nas contratações de interinos e temporários em áreas com trabalhos por turnos.

Os funcionários exigiram ao Governo de Lakua que «volte atrás» e tenha mais «cuidado com o que diz» sobre o trabalho e as condições laborais dos funcionários públicos, pois «as consequências dessas frivolidades sentem-se todos os dias».
Afirmaram que, hoje em dia, «muitas das pessoas que se dirigem ao Lanbide [Serviço Basco de Emprego]» para pedir «assistência social» eram trabalhadores da administração.

José Antonio Diéguez García, de 50 anos, trabalhava como temporário no serviço de manutenção e, depois de ter estado quatro anos em Bilbo, desempenhava agora as suas funções em Gasteiz. «Josean trabalhava para poder educar a sua filha», disseram os seus colegas na concentração de Gasteiz.

Izaga disse que «não é possível compreender que as pessoas sejam forçadas a chegar a estes limites», tendo ainda afirmado que os despejos «se estão a tornar numa fonte de morte porque há políticas como a Lei dos Despejos de 1909».

Criticou também o Governo espanhol, que «alterou a legislação quatro vezes por semana, mas sem que ninguém se tenha atrevido a mexer numa legislação que é quase napoleónica». / Ver: naiz.info e Berria

Centenas de pessoas manifestaram-se em Bilbo depois de um homem se ter suicidado quando ia ser despejado
Centenas de pessoas participaram ontem em Bilbo numa manifestação de protesto na sequência do suicídio de um homem de 50 anos que ia ser despejado de sua casa. Durante a manifestação, afirmaram que não se tratou de um suicídio, mas sim de um assassinato. A vítima atirou-se do quarto piso de um imóvel localizado da Rua Txakolin, no bairro de Ibarrekolanda, quando a comitiva judicial chegava ao local. / Ver: naiz.info e BilboBranka

Ver: «Resposta importante em Bilbo ao último crime capitalista» (boltxe.info)

Nota: «Sortu denuncia firmemente los hechos ocurridos esta mañana en Ibarrekolanda» (sortu.net)