terça-feira, 26 de março de 2013

Procissão contra os cortes sociais em Bilbo

Colectivos sociais da Bizkaia realizaram uma procissão de confrades e penitentes em Bilbo, entre a Sabin Etxea (sede do PNV) e as instalações do Serviço Basco de Emprego-Lanbide, para protestar contra os cortes sociais e, mais concretamente, contra o corte orçamental de 1132 milhões de euros decretado pelo Governo de Lakua, que irá atingir áreas como a Educação e Cultura (menos 10,1% que em 2012), Emprego e Políticas Sociais (menos 25,9%) ou a Saúde (menos 4,2%).

No andor, em vez do santo ia uma tenda, a representar «a futura casa das milhares de pessoas que se encontram à beira do abismo por falta de uma cobertura social digna» para fazer frente à crise económica.

Membros dos colectivos sociais da Bizkaia recordaram que os cortes referidos «levam a que as pessoas que têm de recorrer ao Lanbide se confrontem com a violação dos seus direitos». Afirmam que o RMI está a ser retirado a pessoas com empregos precários e salários baixos; que se mantém o corte de 7% nas verbas das prestações sociais; que se viola de forma sistemática a lei que rege a tramitação e o acesso às prestações sociais; que se verificam atrasos de 6 a 8 meses na actualização dos processos; que existe um número máximo de pessoas que podem ser atendidas por dia no Lanbide; e que se sucedem as campanhas de criminalização contra os beneficiários. / Ver: BilboBranka / Mais informação: boltxe.info