sexta-feira, 1 de março de 2013

A 9 de Março, manifestação de apoio aos 15 jovens donostiarras que esperam decisão do Supremo

Em conferência de imprensa, o movimento Eleak convocou para o próximo dia 9 de Março, em Donostia (17h00, Boulevard), uma manifestação (com o lema «Juventude basca livre e legal») de apoio aos quinze jovens de Donostia que foram condenados pela AN espanhola e se encontram agora à espera da decisão final do Supremo Tribunal. Anunciaram ainda que, até conhecerem a decisão judicial, haverá concentrações todas as quintas-feiras, às 19h00, frente à Artzain Onaren katedrala [catedral do Bom Pastor], na capital guipuscoana.

Em 2010, os jovens foram condenados a seis anos de prisão pela Audiência Nacional espanhola por pertencerem à Segi. Um ano depois, essa sentença foi anulada, com o Supremo a dar razão aos recursos apresentados pelas defesas dos jovens. Afirmava que a sentença da AN não fizera qualquer referência a diversas provas (isto é, não prestara atenção às da defesa) e dava ordem à AN para que decretasse nova sentença.
No passado dia 13 de Fevereiro o Supremo Tribunal examinou a nova sentença condenatória da AN, tendo a Procuradoria solicitado a confirmação das penas de seis anos de prisão. Agora, os jovens aguardam pela decisão judicial, sabendo que, se as condenações forem confirmadas, podem ser detidos a qualquer momento.

Nos últimos meses, os jovens donostiarras e o movimento Eleak têm mantido contactos com diversos agentes sociais, sindicais e políticos, para expor a situação que atravessam e para receber apoio.

Neste grupo de quinze donostiarras encontra-se Ekaitz Ibero. Acusado de ter incendiado um autocarro, foi condenado pela AN a quatro anos e três meses de cadeia, e o recurso que interpôs não foi aceite pelo ST. Recebeu ordem para se apresentar numa prisão no início de Fevereiro, mas decidiu não o fazer, anunciando que ficaria em Euskal Herria. / Fonte: Berria / Ver: Eleak