segunda-feira, 25 de março de 2013

O militante abertzale Ernesto Prat vai ser julgado na AN espanhola a 9 de Abril

A Procuradoria, que acusa o Ernesto Prat de pertencer ao Ekin, pede oito anos de prisão. No dia 7 de Abril, em Elizondo (Nafarroa), haverá uma manifestação em defesa dos direitos civis e políticos, em solidariedade com Ernesto e para protestar contra o seu julgamento.

Na sequência da ilegalização de organizações, meios de comunicação, grupos, associações de esquerda e abertzales, por parte do Estado espanhol, com o argumento do «tudo é ETA», em Setembro de 2008 a Guarda Civil empreendeu uma operação contra o Ekin em Nafarroa.

Numa conferência de imprensa que teve lugar em Elizondo na passada quarta-feira, conterrâneos de Ernesto Prat recordaram como este teve de fugir para «escapar à tortura», que os jovens detidos nessa operação viriam a sofrer. Realçaram também o facto de Ernesto «ter pedido às autoridades para depor em tribunal sem passar pelas mãos da Polícia» - algo que não foi tido em conta pelo juiz, segundo afirmaram.

Prat viria a ser detido a 25 de Julho de 2011 pela Polícia francesa em Urruña (Lapurdi), apesar de ali fazer uma vida normal e pública; depois, na sequência do pedido efectuado pelo juiz Grande Marlaska, seria extraditado para o Estado espanhol. Acabou por ser posto em liberdade condicional em Abril de 2012.

Entretanto, com a aproximação da data do julgamento, os habitantes de Elizondo agendaram várias iniciativas solidárias com o seu conterrâneo:
1. Foram apresentadas moções sobre a questão na Câmara Municipal e na Junta Geral de Baztan. Na Câmara, já foi aprovada; na Junta, será debatida dia 2 de Abril.
2. No dia 6 de Abril haverá um concerto no Gaztetxe de Elizondo para juntar dinheiro para as custas do processo e pagar o autocarro que irá até Madrid no dia do julgamento.
3. No dia 7 de Abril, haverá uma manifestação pelas ruas de Elizondo, sob o lema «Epaiketa gehiagorik ez! Eskubide zibil eta politikoen alde! Ernestorekin elkartasuna». Parte às 18h00 da praça.
4. No dia do julgamento, 9 de Abril, partirá de Elizondo um autocarro com destino a Madrid; as inscrições são no Intza e no Zubi Punta. / Ver: ateakireki.com [Lortuko duguna!]