domingo, 10 de março de 2013

Relatório da Etxerat relativo ao mês de Fevereiro, com uma entrevista à advogada Amaia Izko

O relatório mensal da associação Etxerat relativo a Fevereiro de 2013 inclui os casos ocorridos nas prisões e os que foram vividos pelos familiares dos presos fora delas. Para além disso, na secção «um tema para este mês», são colocadas oito questões à advogada Amaia Izko (que faz parte da equipa jurídica que defende Inés del Río), para esclarecer dúvidas que possam existir sobre o recurso que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem vai examinar a 20 de Março.
Fonte: ateakireki.com

Grande apoio aos professores da UPB que vão ser julgados por terem autorizado os estudos de dois deportados
Mais de mil professores e investigadores da UPB-EHU subscreveram um manifesto de apoio a dois colegas acusados de prevaricação - Enrique Antolin e Xabier Aierdi - e que vão ser julgados na semana que vem em Bilbo, por permitirem que dois «deportados» da ETA se matriculassem. Enrique Antolin, antigo vice-reitor da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, e Xabier Aierdi, tutor de estudos universitários para reclusos presos, são acusados de deixarem estudar Ángel Lete Etxaniz, deportado em Cabo Verde e já falecido, e Belén González Peñalva, então deportada na República Dominicana. / Fonte: Gara / Ver: Berria

Concentração frente à sede do PP pelos direitos dos presos (ateakireki.com)
Na última segunda-feira, como é habitual nesse dia da semana, realizou-se uma concentração frente à sede do PP em Iruñea, na qual participaram 68 pessoas, para reivindicar o direito das presas e dos presos políticos bascos a viver em Euskal Herria. Nas faixas podia-se ler: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata».