sexta-feira, 22 de março de 2013

O EH Bildu vai apresentar uma moção de censura contra Yolanda Barcina, para dar a palavra ao povo

Os deputados do Bildu Maiorga Ramírez e Bakartxo Ruiz e o representante do Aralar-NaBai Aritz Romeo anunciaram em conferência de imprensa que no próximo dia 5 de Abril vão apresentar no Parlamento de Nafarroa uma moção de censura contra a presidente do Executivo, Yolanda Barcina, «face à grave situação social e política» que o território atravessa (cortes sociais, taxa de desemprego, corrupção sistémica, CAN, resgate oculto, instabilidade institucional e incapacidade do Governo para fazer frente à crise).

Esta iniciativa tem como objectivo prioritário a convocatória de eleições antecipadas e dar a voz ao povo.

Os representantes do EH Bildu referiram que tomaram a decisão «por uma questão de responsabilidade» e que estão «totalmente abertos quanto a um acordo sobre a forma de apresentação da moção de censura e ao candidato». Para que a moção seja aprovada é necessário o apoio do PSN, que até agora deu a entender que não o fará. / Fonte: naiz.info

EH Bildu: moção de censura a Yolanda Barcina
Fonte: ehbildu.net [em euskara]

«A oposição reprova o autarca de Iruñea e este diz que não se demite» (naiz.info)
Todos os grupos da oposição na Câmara Municipal de Iruñea - NaBai, Bildu, PSN, Aralar e I-E - aprovaram uma moção contra o autarca, Enrique Maya (UPN), em virtude do seu papel na gestão da Caja Navarra. Este disse que não se demite.