quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Audiência Nacional e os polícias juntam-se à perseguição das comparsas e da txupinera

A AN espanhola ordenou à Polícia, à Guarda Civil e à Ertzaintza que estejam presentes nos actos da Bilboko Konpartsak e vejam se ocorrem «actos criminosos de apoio» aos presos políticos bascos. Para além disso, vários sindicatos da Polícia pediram à Procuradoria da CAB que «aja com firmeza» contra Jone Artola.

O acosso ao modelo festivo bilbaíno e aos símbolos mais importantes não cessa. Depois das acções insistentes do delegado do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo, contra a nomeação da txupinera Jone Artola, ontem a Audiência Nacional espanhola respondeu afirmativamente ao pedido da denominada organização Dignidad y Justicia (DyJ), que solicitou a proibição de vários actos da Bilboko Konpartsak.

De acordo com alguns meios de comunicação espanhóis, o juiz Eloy Velasco comunicou à DyJ que deu ordens à Polícia espanhola, à Guarda Civil e à Ertzaintza para comparecerem nos actos denunciados pela organização de Daniel Portero, os filmarem e verificarem «se ocorrem actos criminosos» de apoio aos presos políticos bascos.
A esta investida contra os máximos representantes da Aste Nagusia bilbaína juntaram-se hoje vários sindicatos policiais, que pediram à Procuradoria da CAB que «aja com firmeza» contra Jone Artola, a txupinera. Para os porta-vozes policiais, Artola «ignorou por completo» a ordem judicial contra a sua nomeação ao aparecer em vários actos vestida de txupinera. [Síndrome de Santamaría, em Iruñea. Polícias a falarem de política. Muito sintomático do síndrome de Santamaría.]

A AVT ameaça com o «confronto físico»
A chamada Associação de Vítimas do Terrorismo também se juntou a esta cruzada. A sua presidente, Ángeles Pedraza, falou em confrontos directos nas ruas, dizendo que «se irá chegar ao confronto total entre as vítimas do terrorismo e os defensores da banda, não só moral, mas físico». / Ver: naiz.info / Fotos: Humor e crítica social no Areal