terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Câmara Municipal de Baztan recebe outra carta com ameaças de morte

O Município de Baztan (Nafarroa) recebeu hoje uma segunda carta na qual a chamada Agrupación de Nacionalistas Navarros (ANN) reitera as ameaças de morte realizadas numa primeira missiva, datada de 19 de Julho, contra Garbiñe Elizegi, autarca de Baztan, e Mikel Sobrino, eleito da capital do município, Elizondo. Agora, «condena-os à morte» se não retirarem as ikurriñas da rua e não exibirem a bandeira espanhola na sede do município até 26 de Agosto, refere o Bildu numa nota.

São ameaças «extremamente graves», que não podem ser analisadas «como meros factos isolados, mas como consequência do ataque sistemático que o Estado espanhol e os partidos UPN e PP estão a orquestrar contra o EH Bildu e, de uma forma geral, contra os sectores soberanistas do nosso povo».

Assim, à actuação dos delegados do Governo em Nafarroa e na CAB, «às ameaças de ilegalização, à pressão policial e judicial a que estão permanentemente sujeitos», juntam-se agora as ameaças de morte, afirma o Bildu, que sublinha que «vale tudo contra os sectores que trabalham em prol da democracia, da soberania e da mudança social em Euskal Herria». / Ver: naiz.info