quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Seis membros da Ernai e Periko Solabarria têm de depor como arguidos na AN

De acordo com a notícia ontem divulgada pela agência EFE, seis membros da Ernai e Periko Solabarria terão de depor como arguidos no tribunal de excepção espanhol, acusados de «enaltecimento do terrorismo», no dia 19 de Setembro, por estarem alegadamente ligados a homenagens aos presos políticos falecidos Xabier López Peña, Thierry, e Angel Figeroa, expressas na página da organização juvenil e ocorridas em três localidades biscainhas - Galdakao, Urduña e Basauri.

Os membros da organização juvenil Ernai imputados são Gotzon Elizburu, Irati Sienra, Mikel Jon Button (que já foram presentes a tribunal em Julho), Maialen Etxeberria, Aitor Anda e Garazi Mugertza. Periko Solabarria, militante abertzale de 83 anos, é acusado de «colaborar com o grupo».

O caso passou para as mãos do juiz Eloy Velasco, pois já tinha a seu cargo o processo da página de Internet da organização juvenil, cujo encerramento foi decretado por ele a 26 de Abril último. Velasco tem em mãos relatórios elaborados pela Polícia espanhola e Guarda Civil. Em ambos, a Ernai é apontada como sucessora das organizações juvenis Jarrai, Haika e Segi. / Ver: topatu.info e Berria  

Nenhum membro da Ernai foi oficialmente notificado
Numa nota hoje emitida pela organização juvenil abertzale, afirma-se que «nenhum dos membros alegadamente intimados recebeu qualquer notificação oficial».

A Ernai pergunta ao Governo espanhol «qual é a sua verdadeira intenção» e «o que se esconde por detrás do alegado crime de "enaltecimento do terrorismo"», considerando que se está perante uma «campanha de criminalização» contra «qualquer movimento que se mostre a favor da resolução do conflito neste novo terreno de jogo criado em Euskal Herria». Assim, recorda que «este Outono 80 cidadãos bascos, 40 dos quais jovens, vão ser julgados em Madrid» e pergunta se o Executivo espanhol «mantém o mesmo esquema de trabalho».

Periko Solabarria no Gazte Danbada (Urduña) Ver: topatu.info e naiz.info