segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O LAB participou no 3.º Congresso da CTB, em São Paulo

O sindicato LAB participou no 3.º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que decorreu de 22 a 24 de Agosto no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo (Brasil), com o lema «Avançar nas mudanças com valorização do trabalho». A intervenção do LAB sindikatua no congresso da CTB, central sindical filiada na Federação Sindical Mundial e uma das mais importantes do Brasil, centrou-se numa conferência sobre a actual situação económica e política da UE.

O sindicato basco fez parte de uma extensa delegação internacional convidada a participar no congresso, que incluiu sindicatos de mais 28 países, entre os quais se destacam a CGTP-IN (Portugal), CTC (Cuba), CTA (Argentina), PAME (Grécia), PEO (Chipre), CGT (Estado francês), CIG (Galiza), PIT-CNT (Uruguai) e OZZ (Polónia), entre outros.

Entre os eventos relacionados com o Congresso, a CTB e o Centro de Estudos Sindicais (CES) organizaram o seminário internacional «Panorama da Conjuntura Internacional», que decorreu nos dias 21 e 22 de Agosto, no âmbito do qual foram criadas quatro mesas de trabalho, centradas em diversos eixos temáticos.

O LAB, representado pelo seu secretário de Relações Internacionais, Igor Urrutikoetxea, participou com representantes dos sindicatos PAME, da Grécia, e da CGTP-IN, de Portugal, na mesa dois, dedicada à «Análise da crise e seus impactos diferenciados: situação económica e política da União Europeia». / Ver: Gara, LAB e CTB  

Muita informação sobre o 3.º Congresso da CTB em portalctb.org.br

Ver também: «Ato representativo marca abertura do 3º Congresso Nacional da CTB» (vermelho.org)