quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Amigos do País Basco presentes no acto de Sevilha em memória de Blas Infante

No passado dia 10 de Agosto, realizou-se em Sevilha um acto para assinalar o 77.º aniversário do assassínio de Blas Infante, pai da Pátria Andaluza, às mãos dos fascistas.

Numa nota, os Euskal Herriaren Lagunak de Málaga (Amigos de Euskal Herria) comunicam que estiveram presentes na cerimónia e que, logo no início, quando exibiram diversas bandeiras (a Arbonaida, a Ikurriña e a bandeirola a favor do repatriamento dos presos bascos), as forças repressivas do Estado espanhol – como tem sido hábito naquelas paragens – lhes pediram de forma cordial, mas sob ameaça de fortes sanções, que não mostrassem a bandeirola relativa às presas e aos presos políticos bascos, dizendo-lhes que era ilegal.

Os Amigos do País Basco, que agradecem aos membros da Nación Andaluza e do SAT o apoio que lhes deram e o gesto que tiveram de colocar ao peito um autocolante a favor dos presos em solidariedade com a repressão por eles sofrida, afirmam na nota que o acto prosseguiu com normalidade, com a intervenção política de todos os convocantes, que deixaram bem claro que a luta de Blas Infante está mais viva que nunca e que se estão a dar grandes passos para uma Andaluzia livre e socialista. / Ver: askapena.org