sábado, 31 de agosto de 2013

A Guarda Civil ocupou Altsasu para impedir a celebração do Ospa Eguna [dia do baza!]

Por ordem de Carmen Alba, representante do Governo espanhol em Nafarroa, hoje Altsasu encheu-se de guardas civis. Os habitantes da localidade do vale de Sakana queriam celebrar o Ospa Eguna [Dia do Baza] em ambiente de festa [tal como aconteceu o ano passado], mas a maioria dos actos organizados foi proibida. Cerca de 100 militares da Guarda Civil ocuparam a localidade, segundo referiu o vereador Ruben Imaz [na foto, a ser identificado].

Alguns habitantes disseram ao naiz.info que os da Benemérita ocuparam a praça por volta das três da madrugada, porque era preciso «limpar» a terra, em castelhano: «vamos a limpiar el pueblo de mierda». Ao longo do dia, viveram-se vários momentos de tensão, como consequência da atitude das forças de ocupação, que filmaram as pessoas nas ruas, incluindo crianças, apesar da oposição dos pais.

O vereador Ruben Imaz tentou falar com os militares, segundo refere o portal Guaixe, tendo-lhe sido dito que a única iniciativa do programa autorizada era o almoço popular com bertsos. Assim, as pessoas decidiram prolongar o almoço, não se levantando da mesa durante várias horas - com cerca de 30 guardas civis em seu redor. Nas ruas da localidade, havia muitas dezenas mais.
Os actos convocados para a tarde - a mani-falla e a falla - foram proibidos. Em sua substituição, houve muita dança e realizou-se uma concentração altamente participada frente à igreja. Digno, o povo de Altsasu não caiu em provocações. / Ver: Berria e naiz.info /

Uma detenção
De acordo com a informação veiculada pelo topatu.info, um jovem foi detido esta madrugada - e levado «de maus modos» - quando participava numa concentração, com cerca de cem pessoas, para «exigir às forças ocupantes de segurança» que se fossem embora. É acusado de desordens públicas. /  Fotos: Ospa Eguna - Altsasu ocupada (guaixe.net)

119 CONTROLOS POLICIAIS de Maio a Julho
Entre Maio e Julho, as forças de ocupação - Polícia Foral (30) e Guarda Civil (89) - procederam a 119 controlos em Altsasu, tanto na Alde Zaharra [Parte Velha] como nas diversas saídas da localidade (para Donostia, Gasteiz e Iruñea). O povo de Altsasu sente bem na pele a realidade da ocupação e da opressão policial. Para cúmulo, quando organiza uma jornada reivindicativa-festiva para exigir que «bazem», a «pepera» proíbe-a. / Ver: hitzondo.net

Alde hemendik, utzi pakean! Vão-se embora, deixem-nos em paz!
Ospa! Bazem!