domingo, 11 de agosto de 2013

Numa atitude de provocação, a Ertzaintza tentou estragar um acto do Herrira em Zierbena

Aparecer, provocar e estragar a «festa» parecem ter sido os propósitos da Polícia autonómica em Zierbena (Santurtzi, Bizkaia), ontem, na sua intervenção junto de um grupo de habitantes que responderam à convocatória do Herrira para tirar umas fotografias - e tomar uns copos -, com o intuito de as fazer chegar ao preso da localidade Lander Maruri, que faz anos no dia 22 deste mês e que, vítima da criminosa política de dispersão, se encontra na prisão de Dueñas (Palência).

Finda a sessão de fotos, as várias dezenas de pessoas de Zierbena e de Santurtzi presentes passaram aos pintxos, à tarte e ao champanhe, para festejar o aniversário do preso santurtziarra. Apareceu então quem não tinha sido convidado: quatro viaturas da Ertzaintza e vários agentes, que identificaram uma pessoa - acusando-a de participação numa concentração ilegal - e gravaram imagens de quem estava no local, incluindo as crianças.

Viveram-se cerca de quinze minutos de tensão, durante os quais um dos agentes retirou a identificação que é obrigado a levar, afirmando que «se devia dirigir à esquadra quem a quisesse saber». Depois deste comportamento da parte da Polícia que o PNV dizia que iria ser «próxima e democrática», os agentes foram-se embora, de má vontade, e a «festa» em lembrança de Lander pôde prosseguir sem mais problemas. / Ver: boltxe.info e herriraSanturtzi