sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A AN espanhola intima Periko Solabarria sob ameaça de detenção

Dois agentes da Ertzaintza deslocaram-se ontem ao início da manhã a casa do histórico militante operário e abertzale Periko Solabarria para lhe entregar uma intimação da Audiência Nacional espanhola, segundo o próprio confirmou ao Gara.

Já antes alguma imprensa tinha falado numa intimação para comparecer a 19 de Setembro em Madrid, mas esta é a primeira notícia oficial que recebe da acusação de «enaltecimento». Periko participou no acto celebrado em Urduña (Bizkaia) pela organização juvenil Ernai em Abril, no qual o tribunal de excepção espanhol vê a existência de possíveis crimes de «enaltecimento» pelas referências ao preso Xabier López Peña, que acabara de morrer em Paris. São também intimados vários jovens.

Embora Solabarria tenha 83 anos e actualmente tenha de andar com muletas, na nota de intimação é-lhe exigido que compareça sob ameaça de detenção. / Ver: Gara [Foto: kaleko begiak]

Leitura: 
«Tigres de papel», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
El joven de 83 años Periko Solabarria, junto a otros jóvenes de Ernai, ha sido citado a declarar en la inquisitorial audiencia nacional española bajo amenaza de arresto simplemente por denunciar el sistema de exterminio carcelario que llevó a la muerte al preso político Xabier López Peña.

Que la organización juvenil Ernai esté en el punto de mira y que a través de maniobras represivas y de coacción se le intente marcar las líneas rojas para condicionarla y obligarla a transitar el camino donde deje atrás su carácter joven y rebelde no extraña. Tampoco extraña que llenos de odio, de recelo y envidia, el viejo sistema español represivo las cargue contra Periko Solabarria por amar a su pueblo y a los de abajo, por estar siempre con el desfavorecido, por ser ese revolucionario insobornable siempre joven.