sábado, 31 de agosto de 2013

A extrema-direita espanhola matou Angel Etxaniz em Ondarroa há 33 anos

Fez ontem 33 anos que a organização paramilitar de extrema-direita Batallón Vasco Español matou o militante do HB Angel Etxaniz, no Club 34, em Ondarroa (Bizkaia). O estabelecimento, de que Etxaniz era proprietário, já fora alvo de um atentado reivindicado por outra organização paramilitar de extrema-direita, a Triple A, que qualificava Etxaniz como «rojo y separatista».

Angel era muito conhecido em Ondarroa, em virtude da sua militância abertzale contra o franquismo [foi detido várias vezes] e do seu envolvimento na actividade desportiva [oso kirolzali zalako be bai].

Como tantas outras mortes de abertzales de esquerda, esta também ficou por esclarecer. A justiça espanhola não investigou aquilo que se passou, apesar de a família ter apresentado múltiplos elementos. Continua a exigir a verdade e a justiça.

Ontem, 30 de Agosto, apareceram imagens de Angel nas ruas de Ondarroa. / Ver: Turrune! [Advertência: não somos versados em «ondarrutarrês»; é meio à aventura.]

Na placa, por baixo da imagem, lê-se: «Em honra de todos os ondarrutarras que lutaram e perderam a vida no caminho para a libertação de Euskal Herria».