sábado, 10 de agosto de 2013

Um tribunal de Bilbo suspende a nomeação de Jone Artola como txupinera das festas

Na sequência do recurso interposto por ordem do delegado do Governo espanhol na Comunidade Autónoma Basca, um tribunal de Bilbo decidiu suspender provisoriamente a nomeação de Jone Artola como txupinera da Aste Nagusia [Semana Grande das festas] e deu um prazo de três dias à Câmara Municipal bilbaína para justificar a nomeação antes de tomar uma decisão definitiva.

Na argumentação subjacente ao recurso, Urquijo refere-se ao facto de Artola ter sido «candidata pelo ilegalizado Euskal Herritarrok às eleições municipais de Bilbau (1999) e às eleições gerais (2000), e pelo também ilegalizado ANV nas eleições gerais de 2007», e também ao facto de Artola ser «porta-voz habitual da Etxerat» – é irmã do preso Joseba Artola – e uma das fundadoras da comparsa Txori Barrote, «que tem processos abertos na Audiência Nacional» espanhola.

O delegado espanhol considerou que a sua nomeação pela Comissão de Festas, na sequência da proposta apresentada pelas comparsas, podia violar a Ley de Reconocimiento y Reparación a las Víctimas del Terrorismo e, como tal, solicitou ao Ministério Público que interpusesse um recurso.

Esta decisão judicial ocorre depois de um tribunal de Gasteiz ter decidido anular a nomeação de Pablo Gorostiaga como pregoeiro das festas de Laudio, decidida pelo povo e ratificada pelo Município. Gorostiaga foi autarca da localidade alavesa e está na prisão, desde 2007, a cumprir a pena a que foi condenado no âmbito do «processo 18/98». / Ver: naiz.info
[Tasio, no Gara]
Ver: «Jone Artolaren izendapena atzera bota du Bilboko epaitegi batek» (Berria)