sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O SAT levou material escolar de um Carrefour para o entregar a famílias necessitadas

O Sindicato Andaluz de Trabalhadores levou a cabo uma «expropriação simbólica de material escolar» no Carrefour da localidade de Dos Hermanas (Sevilha). Cerca de 200 pessoas participaram nesta acção, tendo retirado cerca de 10 carros cheios de material escolar do supermercado, gritando «viva a educação pública e gratuita!».

O sindicato denunciou a situação de pobreza em que vivem dois milhões de andaluzes e a das 400 000 famílias que não recebem qualquer tipo de ajuda ou prestação. Ao que parece, o SAT propôs à direcção do supermercado que doe o material e não apresente nenhuma queixa.

No seu portal, o SAT explica que se trata de material escolar básico, como lápis, borrachas, marcadores, cadernos, canetas e outros artigos do género, que será entregue nos próximos dias a famílias necessitadas. Diz ainda que algumas famílias, para além de não receberem ajudas, têm ambos os cônjuges no desemprego e não estão em condições de poder pagar o regresso à escola dos filhos - uma despesa média de 100/150 euros. / Ver: naiz.info  

Ver também: «O SAT expropria material escolar para famílias necessitadas», de SAT via lahaine.org