segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Em Bilbo, o EH Bildu manifestou-se em defesa da soberania

A manifestação desta sexta-feira em defesa da soberania, convocada pelo EH Bildu, arrancou da Praça Moyúa, no centro de Bilbo, pouco depois do meio-dia, sob o olhar atento de agentes da Guarda Civil, da Ertzaintza e da Polícia espanhola, forças de segurança às quais a Audiência Nacional tinha dado ordens para gravar a marcha - mais um episódio do controlo apertado vivido nas últimas semanas, desde que a Delegação do Governo lançou uma campanha de perseguição à txupinera, Jone Artola, mas sem lograr distrair o Povo e a classe trabalhadora.

A manifestação, que ocorre todos anos no dia grande da Aste Nagusia bilbaína, teve como lema «Sasi guztien gainetik, Euskal Herria martxan» [Para lá de todos os obstáculos, EH em marcha] e contou com a participação de cerca de 2000 pessoas. Junto à cabeça da mobilização estavam várias figuras conhecidas da esquerda abertzale e da coligação soberanista, como Laura Mintegi, Oskar Matute, Joseba Permach, Hasier Arraiz, Unai Ziarreta ou Tasio Erkizia.

Depois de percorrer algumas ruas da cidade durante cerca de meia hora, a marcha chegou à Câmara Municipal, em cujas escadarias tomaram a palavra a vereadora bilbaína Aitziber Ibaibarriaga e o deputado no Parlamento de Gasteiz Oskar Matute.

A primeira criticou o affaire em torno da txupinera, tendo afirmado que «Madrid irá procurar sempre uma desculpa para continuar a criminalizar», enquanto Matute fez uma leitura mais geral.

No plano económico, acusou o lehendakari Urkullu de «presunção» ao afirmar, no dia anterior, que o pior da crise já passou, o que é «uma falta de respeito por milhares de trabalhadores e trabalhadoras».

No plano político, disse que o EH Bildu mantém a determinação de «abonar e alimentar» o caminho traçado na Conferência de Aiete e nas recomendações dos peritos em resolução de conflitos. / Ver: naiz.info / Vídeos: Intervenções de Aitziber Ibaibarriaga e Oskar Matute