sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Nota da Junta Geral do Vale de Baztan sobre as ameaças de morte

Nas últimas três semanas, o representante de Elizondo nas Juntas e a autarca de Baztan (Nafarroa) receberam várias ameaças graves, a última delas ontem mesmo [dia 13]. As ameaças estão relacionadas com a exibição da ikurriña e de bandeirolas com o lema «Euskal Presoak Etxerat» e com o facto de não se mostrar a bandeira espanhola.  

Face à gravidade deste facto, as/os membros da Junta Geral querem fazer a seguinte declaração:

Estas ameaças são para nós inaceitáveis, pois não se trata apenas de ameaças contra os eleitos em causa, mas contra todos os cidadãos que representam e, como tal, contra todos os habitantes de Baztan.

A ikurriña é um dos símbolos de Euskal Herria, utilizada há vários anos no dia do Baztandarren Biltzarra, bem como nas festas locais, e a maioria dos baztaneses sente-a como um símbolo próprio.

O Governo de Navarra também quis proibir a ikurriña, pôs o município em tribunal pelo facto de a exibir e, agora, quer obrigar-nos a mostrar a bandeira de Espanha, que nos é alheia e ofensiva.

Perante estes ataques, os membros da Junta Geral querem encorajar todos os baztaneses a colocar a ikurriña tanto em locais públicos como privados e a utilizar os nossos símbolos nas festas das várias terras.

Queremos comunicar à denominada Agrupación ou Grupo de Nacionalistas Navarros que em Baztan não toleramos atitudes fascistas e que, confrontados com as ameaças, iremos trabalhar ainda com maior empenho na construção de um país livre de fascismo. / Fonte: ehbildu.net  

Vídeo da conferência de imprensa Elizondo, Baztan, Nafarroa, EH (14/08/2013).