quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sindicatos denunciaram em Bergara a morte do sétimo trabalhador nas obras do TGV

Na segunda-feira passada, morreu o sétimo trabalhador nas obras de construção do chamado «Y basco», e hoje os sindicatos LAB, ELA, ESK, EILAS, EHNE e Hiru concentraram-se ao meio-dia em Bergara (Gipuzkoa) para denunciar a situação, sublinhando que esta última morte mostra que as empresas não aplicam as «medidas de prevenção».

Para o LAB, o comboio de alta velocidade está a ser construído «à custa do sangue da classe trabalhadora» e, acrescentou, «sem a aprovação da sociedade». Assim, exigiu à Administração Pública que garanta a «segurança e a saúde» dos trabalhadores. / Ver: Berria / Vídeo: Concentração em Bergara contra os acidentes laborais (naiz.info)  

A empresa informática navarra Incita encerra a sua actividade e despede 129 trabalhadores
A empresa informática Incita, localizada em Artika (Nafarroa), encerrou a sua actividade, e irá despedir 129 trabalhadores, 108 dos quais na capital do país, Iruñea, e os restantes na capital de Espanha. Esta empresa fornecia serviços informáticos à Caja Navarra, mas começou a enfrentar problemas económicos quando a referida entidade bancária se fundiu com a Banca Cívica e, depois, esta foi absorvida pelo Caixabank.

A empresa encontrava-se em pré-concurso de credores desde Junho e devia à maior parte dos funcionários cerca de cinco meses de salários (desde Março deste ano). A Comissão de Trabalhadores exigiu que a direcção instaure um concurso de credores, para que possam recuperar o dinheiro que lhes é devido quanto antes.

A Incita foi criada em 2009 por Gorka Jiménez - premiado como Jovem Empresário Navarro do ano 2011 - e Elena Ducay Irisarri, ligados ao deputado do PSN Roberto Jiménez. / Fonte: Gara