terça-feira, 13 de agosto de 2013

Apartheid: o tribunal mantém a suspensão de Pablo Gorostiaga como pregoeiro das festas de Laudio

Um tribunal de Gasteiz decidiu manter a suspensão cautelar da nomeação de Pablo Gorostiaga, ex-autarca de Laudio (Araba) que se encontra na prisão, depois de condenado no âmbito do processo 18/98, como pregoeiro das festas.

A Câmara Municipal tinha recorrido da primeira suspensão decretada pelo juiz na sequência de um recurso interposto pelo delegado do Governo espanhol, Carlos Urquijo.

Ontem, a Comissão Paritária das festas de Laudio reuniu-se e decidiu que, caso o veto à nomeação de Gorostiaga se mantivesse, a leitura do pregão, que devia realizar-se esta quarta-feira, não teria lugar. Rejeitaram também a possibilidade de nomear outra pessoa para substituir Gorostiaga. / Ver: naiz.info  

Em Bilbo, grande apoio popular a Jone Artola
Respondendo à convocatória da Bilboko Konpartsak, centenas de pessoas participaram hoje ao início da tarde na Arriaga plaza, em Bilbo, numa concentração de apoio à txupinera Jone Artola - cuja nomeação foi suspensa por um tribunal depois do recurso interposto pelo delegado do Governo espanhol -, à Aste Nagusia e aos seus símbolos.

Deixaram uma mensagem clara e directa: «já chega de misturar a Aste Nagusia, os seus símbolos e o modelo popular e participativo que defende com interesses que nada têm a ver com a festa».

Itziar Villafañez e Iker Maia, porta-vozes das konpartsas, pediram para a txupinera Jone Artola e para a pregoeira Iraia Iturregi «todo o respeito que merecem», e anunciaram que, tal como a Câmara Municipal, as Bilboko Konpartsak também apresentaram alegações contra a suspensão da nomeação de Jone Artola, na sequência do recurso apresentado por ordem do vice-rei.

Pediram também a toda a gente que se divirta na Aste Nagusia, que é «a melhor maneira» de responder a todos os que estão contra a festa. / Ver: naiz.info
 
Ver também: «Konpartsek babesa helarazi diote Jone Artolari» (Berria)