segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Ahotsa é ameaçado com Lei da Mordaça e organiza mesa-redonda sobre o tema

Há um mês, o Ahotsa recebeu uma carta da delegada do Governo espanhol em Nafarroa, a pepera Carmen Alba, a avisá-los de que a Polícia espanhola os tinha denunciado por causa de uma notícia publicada sobre a operação no bar Ezpala, a 11 de Julho último. Para os «cinzentos», o Ahotsa não pode «usar imagens gravadas sem consentimento dos agentes». Ou seja, o Ahotsa deve usar uma mordaça e não mostrar aquilo que incomoda a Polícia.

Depois disto, a «delgada», que passa multas como «loca» que parece mas não é, avisou expressamente o órgão de comunicação que deve evitar este tipo de factos ou poderá cometer uma infracção grave, de acordo com uma das alíneas da Lei da Mordaça destinada a proteger os txakurras e o seu malha-malha. A multa vai dos 601 aos 30 000 euros.

Mesa-redonda, quinta-feira
O Ahotsa acha que o direito de informação fica mal parado e, nesse sentido, decidiu organizar uma mesa-redonda sobre o tema, centrada nas consequências da Lei da Mordaça na actividade do movimento popular e nos meios de comunicação. É na quinta-feira, 19, às 19h00, no Palácio do Condestável, em Iruñea.
Participam Paz Francés, professora de Direito Penal na UPNA; Zigor Olabarria, membro do Eleak; e Axier Lopez, jornalista do Argia. / Ver: ahotsa.info