quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Na Bizkaia, grande jornada de luta por um outro modelo educativo

Em resposta à greve convocada para hoje pelo sindicato Ikasle Abertzaleak da Bizkaia e os movimentos estudantis de Bilbo e Leioa, milhares de estudantes do Ensino Secundário e Superior faltaram às aulas, uniram as várias lutas locais e encheram as ruas com o seu compromisso pela construção de um outro modelo educativo. Ao princípio da tarde, a capital biscainha foi palco de uma grande manifestação.

As colunas que partiram de Sarriko e de San Mames juntaram-se na Praça Moyua para dar início à manifestação, na qual foi patente a oposição dos estudantes às reformas que têm estado a ser implementadas e na qual assumiram protagonismo as palavras de ordem em defesa de uma Educação «para o povo» e euskaldun. Para além das declarações, alguns membros do movimento estudantil levaram a cabo diversas acções: pinturas nas multinacionais, acções frente aos bancos, protestos contra o plano educativo Heziberri, entre outras.

A marcha terminou no Arenal, onde os estudantes sublinharam a importância de «estarem unidos» na luta. «Estamos fartos. É tempo de dizer "basta"», clamaram, aludindo às reformas que lhes são impostas e à mercantilização do Ensino. / Ver: topatu.eus, argia e buiaka.info [com fotos e vídeo]