domingo, 29 de novembro de 2015

Colectivos exigem apoios face à grave situação socioeconómica em Barakaldo

Na quinta-feira, 26, vários colectivos sociais de Barakaldo (Bizkaia) levaram a cabo uma concentração às portas do Município, onde decorria uma sessão de Câmara, para reivindicar um «orçamento justo e solidário e denunciar os cortes nos apoios sociais». Recordaram que o orçamento do Governo PNV, apoiado pelo PSOE, é insuficiente para fazer frente às dificuldades da população de Barakaldo, e exigiram medidas.

Os colectivos, entre os quais se encontrava o Berri-Otxoak - plataforma contra a exclusão social e em defesa dos direitos sociais, lembraram que neste município de Ezkerraldea há cerca de 9000 desempregados, 70% dos quais não recebem qualquer tipo de prestação ou subsídio. Entre outros dados, referiram que a Cáritas está a dar 95 menus diários e que, todas as semanas, quatro famílias são alvo de acções de despejo no município. Face a isto - denunciam -, a actual equipa governativa municipal prossegue com a política de cortes nos apoios sociais e endurece os requisitos de acesso a eles.

Entre as medidas que propõem, conta-se: a dotação orçamental suficiente para atender às necessidades da população, a não aplicação de cortes nos apoios e uma resposta mais rápida às famílias; a criação de um parque municipal de habitação social e de um albergue municipal para dar resposta imediata ao problema das pessoas sem-abrigo; a criação de uma bolsa de trabalho municipal para fomentar o emprego digno e de qualidade. / Ver: Herrikolore