sábado, 21 de novembro de 2015

Homenagem a Mikel Zabalza, nos 30 anos da sua morte

Quando passam 30 anos sobre a morte de Mikel Zabalza, familiares e amigos do jovem navarro participaram, hoje, numa emotiva sessão de homenagem em Garralda (Vale de Aezkoa, Nafarroa) em que se reivindicou verdade, justiça e reparação. Pela primeira vez em três décadas, o Governo navarro esteve presente na cerimónia. A presidente, Uxue Barkos, mostrou-se disposta a colaborar com a família. Sabino Cuadra e Adolfo Arraiz (EH Bildu) também participaram na homenagem.

No decorrer da sessão, familiares e amigos de Zabalza recordaram diferentes etapas da sua vida, até à detenção pela Guarda Civil, em 1985. Os pikoletos prenderam-no em Donostia e, 20 dias depois, o corpo sem vida apareceu no rio Bidasoa.

Um dos intervenientes no acto foi Jon Arretxe, preso juntamente com Zabalza e que falou da detenção e das torturas a que foram submetidos. Recentemente, Arretxe publicou o livro Intxaurrondo, la sombra del nogal, que parte daquele acontecimento.

«Galdutako objektuak»
A falta de investigação sobre o caso é a razão de ser do projecto «Galdutako objektuak», que visa esclarecer os factos através de um trabalho audiovisual. / Ver: naiz