quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Libertados 5 jovens que cumpriam pena, acusados de pertencer à Segi

O bilbaíno Xabat Moran e os gasteiztarras Bergoi Madernaz, Marina Sagastizabal, Igarki Robles e Aiala Zaldibar foram libertados ontem, por ordem do Supremo Tribunal espanhol. Os jovens, acusados de pertencer à organização juvenil, independentista e revolucionária basca Segi, declarada terrorista pela justiça espanhola em 2007, foram condenados pela AN espanhola a seis anos de cadeia e estavam a cumprir pena desde Maio último.

Ainda não é conhecido o acórdão, pelo que se desconhece o que fundamenta esta decisão do Supremo. Com estes cinco jovens, foram condenados a gasteiztarra Ainhoa Villaverde e o iruindarra Ibon Esteban, que não foram libertados.

Os sete condenados integravam um grupo de 28 jovens independentistas que foram julgados no último Outono. Moran, Madernaz, Sagastizabal e Villaverde foram presos para cumprir pena por polícias à paisana, a 6 de Maio, ainda antes de ser conhecida a sentença que os condenava; Esteban, Zaldibar e Robles conseguiram esconder-se e foram presos 12 dias depois, no Muro Popular de Gasteiz.

Com excepção de Sagastizabal, os outros seis tinham passado um ano e meio em prisão preventiva após serem detidos. Dos 28 jovens envolvidos em mais este processo-farsa do tribunal de excepção espanhol, 19 afirmaram ter sido torturados. / Ver: topatu.eus e argia