quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cinco jovens serão julgados terça-feira por um corte de estrada em 2007

O Ministério Público (MP) pede dois anos e meio de cadeia para cada um dos jovens que participaram no corte da A8, em Zarautz (Gipuzkoa), para protestar contra a sentença do processo Jarrai-Haika-Segi; 12 anos e meio no total.

Asier Alberdi, Saioa Zerain, Aritz Azkona, Naroa Ariznabarreta e Ainara Ladron serão julgados no dia 1 de Dezembro, no Tribunal de Donostia. O protesto de Janeiro de 2007 foi uma de várias acções de protesto levadas a cabo contra o acórdão do Supremo Tribunal espanhol sobre o caso Jarrai-Haika-Segi. Alguns dias depois, o Supremo declarou a Segi «terrorista».

«Tínhamos duas reivindicações fundamentais», explicaram os jovens numa nota de imprensa. «Reivindicar o direito da juventude basca à militância e denunciar as graves consequências que a classificação da Segi como "terrorista" traria para a juventude basca e para a luta de libertação de Euskal Herria». Em quase nove anos, o julgamento foi marcado três vezes: primeiro na AN espanhola e depois no Tribunal de Donostia. Depois, o início do julgamento foi adiado.

Mobilizações
Para denunciar este processo foram agendadas várias mobilizações. Na segunda-feira, há uma concentração em Deustu (Bilbo), às 19h30. Na terça-feira, em Eibar (Gipuzkoa) haverá uma conferência de imprensa (12h00), uma projecção de vídeo (18h00) e uma manifestação (19h30). Para o mesmo dia foram marcadas concentrações em Elgoibar (Gipuzkoa), às 19h30, e em Arrieta (Bizkaia), às 20h00. «Querem prosseguir com o ataque à luta de libertação criminalizando a dissidência política. Mas estamos fartos, e vamos dizer "basta"», diz-se na nota. / Ver: Berria