segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Começou julgamento de 6 gasteiztarras que se manifestaram no 3 de Março de 2012

Começou hoje o julgamento de seis jovens que, na habitual manifestação do 3 de Março, em 2012 participaram numa acção de protesto frente à sede do PP e à Delegação do Governo espanhol em Gasteiz. O Ministério Público (MP) pede, no total, sete anos de cadeia e 6200 euros de multa.

Segundo revelou o Gasteizko Harresia, na sessão de hoje o MP retirou as acusações contra dois dos seis jovens julgados por participarem numa acção de protesto durante a manifestação evocativa dos trabalhadores mortos pela Polícia em 1976. São todos acusados de «desobediência»; sobre quatro pende a acusação de «atentado à autoridade»; um é acusado de provocar «lesões». Para os jovens, o processo revela «o jogo sujo da Polícia».

Para repudiar este processo e apoiar os jovens incriminados, hoje ao fim da tarde centenas de pessoas manifestaram-se na capital alavesa sob o lema «Muntaia polizialik ez, gazteria aurrera!».

Recorde-se que, a 3 de Março de 2012, a Ertzaintza apareceu e carregou de forma violenta sobre quem participava no protesto - que visava também denunciar a reforma laboral -, efectuando várias detenções. Houve feridos, e «o abuso policial» prosseguiu no hospital, onde os feridos e outras pessoas que ali apareceram para os acompanhar foram acossados. / Ver: Berria