quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O bairro de Lutxana homenageou Periko Solabarria

No dia 15, associações culturais e desportivas do bairro de Lutxana (Barakaldo, Bizkaia) evocaram e homenagearam o histórico militante da esquerda abertzale Periko Solabarria, que ali viveu. A iniciativa incluiu um agradecimento a quem lutou contra a injustiça e a exploração até morrer, em Junho último.

O dia começou com uma marcha até à ponte de Errontegi, em cuja construção Periko trabalhou e onde foi realizado um mural evocativo [na imagem]. Depois de uma pequena homenagem, os participantes regressaram ao ponto de partida, onde decorreu uma homenagem mais completa, animada por dultzaineros do bairro e dantzaris do Amaia Dantza Taldea e que contou com as intervenções da associação de moradores, de amigos e colegas de Periko, de vereadores que exerceram o cargo na mesma época que ele, e também da filha, Enara Solabarria.

À sessão de homenagem seguiu-se um almoço popular. As associações envolvidas comprometeram-se a trabalhar para que o nome de Periko Solabarria seja atribuído a uma rua, praça ou outro espaço do bairro.

Apresentação de livro
Amanhã, 19, às 19h00, realiza-se na Kultur Etxea de San Bizente, em Barakaldo, a apresentação do livro Periko gazteekin hizketan, composto por conversas de Solabarria com diversos membros da organização juvenil Ernai. A obra, coordenada por Eneko Barberena, é publicada pela Editorial Txalaparta. / Ver: Herrikolore e Berria [Periko, beti gazte!]