sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalhadores da Aernnova cortam estrada em protesto contra despedimentos

Um grupo de trabalhadores usou uma corrente e uma faixa com a inscrição «Aernnova-n despidorik ez» para cortar a estrada que liga Gasteiz à Arabako Errioxa, junto às instalações da multinacional em Beranturi (Araba), para reivindicar a manutenção dos postos de trabalho. No final de Outubro, a administração da Aernnova anunciou o despedimento colectivo de mais de 130 trabalhadores na fábrica alavesa.

Desde o anúncio do despedimento colectivo, os trabalhadores já se mobilizaram, nomeadamente frente às Juntas Gerais de Araba, no dia 29 de Outubro, solicitando a intervenção das entidades oficiais para evitar a deslocalização da empresa.

Em comunicado, organizações representativas dos trabalhadores (ORT) afirmam que a administração «ataca uma empresa viável, sem problemas económicos ou de produção», salientando que se trata de «um exemplo claro dos privilégios que a reforma laboral concede às empresas para aumentar os seus lucros», sacrificando «os direitos dos trabalhadores e os postos de trabalho».

As ORT sublinham que não vão aceitar os despedimentos e afirmam que vêm aí tempos de luta, nos quais a força e a determinação dos trabalhadores serão fundamentais para mudar a situação e manter todos os postos de trabalho na fábrica de Beranturi.

Errepide mozketa [Hala Bideo; Hala Bedi entzun!]Fontes: várias