sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Ongietorri a Marina Sagastizabal no campus de Leioa

A ex-presa política basca Marina Sagastizabal, libertada no início deste mês, foi calorosamente recebida no campus de Leioa da Universidade do País Basco, onde estuda. A gasteiztarra foi libertada no dia 4, com os também gasteiztarras Bergoi Madernaz, Igarki Robles e Aiala Zaldibar, e o bilbaíno Xabat Moran. Sagastizabal esteve cinco meses presa e os outros quase dois anos.

Acusados de pertencer à organização juvenil, independentista e revolucionária basca Segi, tinham sido condenados pela AN espanhola a seis anos de cadeia e estavam a cumprir pena desde Maio. Foram libertados por ordem do Supremo Tribunal espanhol. Estes cinco faziam parte de um grupo de 28 jovens independentistas julgados no Outono de 2014. Também foram condenados a gasteiztarra Ainhoa Villaverde e o iruindarra Ibon Esteban, que não foram libertados.

Marinari ongi etorria [Leioatik proiektu komunikatiboa]No início do mês, logo após a libertação, os quatro de Gasteiz foram calorosamente recebidos em frente à Taberna Garraxi. A Hala Bideo mostrou.Ver: topatu.eus e aseh