domingo, 14 de setembro de 2008

Manifestação em Donostia: brutal intervenção da polícia ao serviço dos basco-espanhóis



O Governo basco proibiu a tradicional marcha dos familiares dos presos políticos no dia das regatas da Kontxa, e a Ertzaintza, polícia ao serviço dos basco-espanhóis, dissolveu-a com toda a BRUTALIDADE, espancando centenas de participantes, provocando diversos feridos – um dos quais hospitalizado – e detendo 5 pessoas. A proibição contou com o silêncio conivente do Eusko Alkartasuna, da Izquierda Unida e do Aralar. Os Bascos têm um nome para eles: morroiak! [criados]

Voltaram a ver-se imagens de grande brutalidade policial em Donostia, contra os familiares e amigos dos presos. Por volta das 2h da tarde, a Ertzaintza carregou sem contemplações sobre a multidão que procurava manifestar-se em solidariedade com o colectivo de presos políticos bascos.

Esta marcha não tinha sido organizada por nenhum grupo ilegal, mas tinha partido da iniciativa dos familiares dos presos políticos. Mesmo assim, o Governo basco, liderado por Ibarretxe e tendo no Departamento do Interior Javier Balza, decidiu proibir a marcha, que costuma percorrer as ruas de Donostia sem incidente algum, no dia da «Kontxako Bandera» – porventura a mais famosa das estropadak [regatas] –, no meio de um ambiente festivo.

Nesta nova actuação repressiva contra o Povo Basco, o Executivo autonómico contou com o silêncio cúmplice do EA, da Ezker Batua e do Aralar, companheiros do PNV em matérias de governação e de repressão na CAV.

Não deixa de vir à tona a profunda hipocrisia do PNV e do Governo basco, bastando para isso lembrar as contínuas queixas de Ibarretxe, que exigia recentemente que o deixassem ouvir a sociedade basca, e que contrastam de maneira tão evidente e escandalosa com as suas contínuas e já antigas sessões de autismo face ao conflito relacionado com o TGV ou episódios de repressão brutal, como o de hoje.

Como argumento para proibir a marcha, disseram que havia a possibilidade de ocorrência de incidentes, mas há que recordar, novamente, que a ausência de incidentes é um dado histórico nesta manifestação, e que eles apenas ocorrem quando as forças policiais irrompem, como hoje.
Para o Governo basco, formado pelo PNV, o EA, a IU e o Aralar, mais um triste registo de 5 detidos, um hospitalizado e centenas de pessoas espancadas. Também a vossa contabilidade é gorda!