domingo, 21 de setembro de 2008

Rebentaram dois carros-bomba em Gasteiz e Ondarroa

De acordo com informações avançadas por diversas agências e pelo canal basco eitb, a organização armada ETA terá sido responsável, na última noite, por dois atentados com carros-bomba: o primeiro, contra a sede central da Caja Vital, no bairro de Salburua, em Gasteiz (Araba); o segundo, contra a esquadra da Ertzaintza em Ondarroa (Bizkaia)

No primeiro caso, em Gasteiz, a polícia local recebeu uma chamada telefónica em nome da ETA às 23h15, na qual se anunciava que a explosão do carro teria lugar por volta da meia-noite, como depois aconteceu. O edifício da Caja Vital e um restaurante das imediações foram evacuados, não se tendo registado feridos.

O segundo carro-bomba explodiu sem aviso prévio por volta das 4h30 da madrugada, e frente à esquadra da Ertzaintza de Ondarroa (Bizkaia), segundo adiantou o departamento do Interior do Governo de Lakua.
A explosão provocou onze feridos, seis dos quais ertzainas; os outro cinco são habitantes da localidade. Foram transportados para os hospitais biscainhos de Galdakao e Gurutzeta; só dois continuam hospitalizados.

Esperamos por informações mais detalhadas (e de confiança) nas próximas horas.


Notícia saída no Gara (em castelhano): «ETA causa danos consideráveis na esquadra da Ertzaintza em Ondarroa e na sede da Caja Vital, em Gasteiz, com dois carros-bomba»