domingo, 21 de setembro de 2008

Movimento Pró-Amnistia: ‘Ez gaituzue epaituko!’ / Jamais nos julgarão!

“Um tribunal estrangeiro […] pode-nos condenar, vai-nos condenar, mas julgar-nos, jamais!”

Durante esta semana, o estado espanhol ilegalizou dois partidos políticos de esquerda e que defendem o direito do Povo Basco à autodeterminação – EAE-ANV [Acção Nacionalista Basca] e o EHAK [Partido Comunista das Terras Bascas] – e o Movimento Pró-Aministia, grupo de cidadãos cuja missão é dar apoio aos perseguidos políticos e aos seus familiares, denunciar a dispersão penitenciária e a política de aniquilação dos presos políticos bascos, o uso da tortura e todas as formas de repressão que se abatem sobre Euskal Herria. Por isto, três cidadãos bascos foram condenados a 10 anos de prisão e outros oito, a 8 anos de prisão. Mais oito cidadãos foram condenados, ficando em liberdade condicional enquanto esperam pela resposta ao recurso que apresentaram.

Impera a teoria maquiavélica, da demonização do oponente, nesta “democracia moderna” à espanhola de que eles não podiam fazer parte, como foi avançado por um alto mandatário das altas “mandanças”. É um facto – eles não fazem parte e jamais farão parte desta vossa democracia!

Como já aqui foi dito esta semana, na legalidade ou na clandestinidade, estaremos com os mesmos de sempre, em quem acreditamos!

Borroka da bidea! A luta é o caminho!