terça-feira, 16 de setembro de 2008

Neofascistas atacam EAE-ANV!

Spot eleitoral da EAE-ANV (em castelhano) para as eleições de 2007, nas quais, apesar de verem ilegalizadas 133 candidaturas, conseguiram conquistar 40 municípios em Euskal Herria.

Um governo da “democracia espanhola” alcança o que 40 anos de ditadura franquista não tinham conseguido: ilegalizar um partido com 78 anos de história de luta antifascista, de luta pelos direitos dos trabalhadores e pela autodeterminação do povo basco.
Para além do mais, a dissidência da EAE-ANV é demasiado incómoda para as grandes negociatas: são os que, nos municípios, revogaram dezenas de despachos que outros tinham assinado à pressa, em vésperas de eleições, para abrir caminho à construção desenfreada e à especulação imobiliária; são os que colocam entraves a grandes projectos capitalistas sem retorno para as populações que representam; são os que colocam reiteradamente as questões ambientais à frente de projectos económicos; são os que mantêm as portas das Câmaras Municipais abertas, por terem uma filosofia de governação de eleitos pelo povo e para o povo, e não de representantes eleitos alheados dos seus “eleitores”; são os que representam um sector da população bastante activo, reivindicativo e capaz de se mobilizar. Tudo isto é muito incómodo para a negociata e o bolso cheio da meia dúzia.

E, como todos estamos fartos de saber, também a paz no País Basco é bastante incómoda e nada lucrativa. Só a ilegalização podia dar lucro aos fascistas e aos colaboracionistas.
Adi on! Estejam atentos! É que se vai tornando cada vez mais difícil tirar as aspas à “democracia”.

Gora Eusko Abertzale Ekintza!

Gora Euskal Herria Askatuta eta Sozialista!