terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dois opositores ao TGV em Goierri no tribunal de Tolosa


Dois opositores ao projecto do Comboio de Alta Velocidade deverão comparecer hoje no tribunal de Tolosa. Os jovens participaram em Julho num acto organizado no gaztetxe [centro juvenil] de Ordizia, no qual mostraram um vídeo sobre os danos que a infra-estrutura ferroviária irá provocar.

Na sequência desta acção, alguns dos participantes quiseram colocar uma faixa no exterior do gaztetxe, tendo então aparecido vários agentes da Ertzaintza, que pediram aos jovens que se identificassem.
Este é o terceiro julgamento que os opositores ao TGV têm de enfrentar nos últimos dias. De acordo com a plataforma AHT Gelditu! Elkarlana de Ordizia, o objectivo deste processo é idêntico ao dos anteriores: criminalizar o movimento contra este macro-projecto e amontoar multas.

Apelam à concentração em frente ao tribunal
Por isso, a plataforma mostrou o seu apoio às duas pessoas que serão julgadas hoje, e fizeram um apelo aos cidadãos no sentido de secundarem a concentração que marcaram para as dez da manhã em frente ao tribunal de Tolosa.
Na semana passada, um outro jovem foi acusado de “resistência à autoridade” e terá agora de comparecer em tribunal. De acordo com o acusado, diversos agentes da polícia autonómica fizeram-no parar quando se deslocava no seu veículo, tendo depois começado a espancá-lo.

Fonte: Gara