sexta-feira, 1 de abril de 2011

O saque aos republicanos

Ocultada pela brutalidade das execuções e das humilhações, a repressão económica que os republicanos sofreram às mãos dos fascistas passou quase despercebida. Roubaram-lhes a terra, os animais e as despensas. Primeiro, de forma selvática; depois, através de processos penais. Um documentário de Patxi Egilaz resgata esta injustiça ao esquecimento.
Os partidos e sindicatos que se alinharam com a II República recuperaram o seu, ou pelo menos grande parte de quanto lhes foi arrebatado depois da guerra. No entanto, a maioria dos perseguidos políticos não recuperou nada: nem as suas terras nem os produtos das suas lojas, nem os seus cavalos nem as vacas, nem o dinheiro ou os móveis. Sobre esta repressão, tão dura como a do sangue, porque atirou para a miséria viúvas e órfãos, deixou-se cair o manto do esquecimento. O Estado espanhol não quer nem ouvir falar em devolver o que foi tirado aos particulares. Patxi Egilaz, guiado pelos historiadores de Gerónimo de Ustariz, acaba de terminar um documentário em que se recolhe a voz destas pessoas, daquelas crianças a quem a guerra deixou sem nada. O documentário tem por título Nos quitaron todo e conta com a participação da Eguzki Bideoak e Memoriaren Bideak.
Aritz INTXUSTA
Notícia completa: Gara

Lau Haizetara Gogoan: novo portal
Bem-vindo à página da associação Lau Haizetara Gogoan. Este portal é uma ferramenta social e popular cujo propósito é dar a conhecer as iniciativas da associação e dos colectivos que dela fazem parte, bem como notícias, actos, ligações para colectivos de Memória Histórica, etc. / Ver: http://lau-haizetara-gogoan.blogspot.com/

Apresentação da Euskal Memoria no bairro bilbaíno de Irala
Euskal Memoria * E.H.
Txema Uriarte vai apresentar no centro Hegoetxea, em Bilbo, o trabalho que a Euskal Memoria desenvolve, expondo, juntamente com outros elementos, as consequências da repressão nas últimas cinco décadas em Bilbo, um trabalho que foi possível graças ao esforço do colectivo.
Data: 06-04-2011 / Hora: 19h30 / Local: Hegoetxea, Medina de Pomar kalea, n.º 9
Fonte: SareAntifaxista