sexta-feira, 1 de março de 2013

Denunciam a presença habitual de agentes da Guarda Civil na EuskoTren

Gara, Gernika * E.H.
Passageiros da EuskoTren fizeram chegar ao Gara o seu mal-estar pela presença de agentes da Guarda Civil nos comboios, concretamente entre Gernika e Zugaztieta, segundo precisaram. Afirmam que, nalguns casos, chega a haver três efectivos armados com metralhadora em cada vagão e mais dois nas cabinas que unem os veículos ferroviários.

De acordo com estas fontes, nos últimos dias passageiros da EuskoTren depararam-se por duas vezes com comboios tomados, «como se estivéssemos em guerra». Isto passa-se no serviço que sai de Gernika às 10h15, e, como os efectivos do corpo armado já vêm no comboio que chega a Gernika, não se sabe onde entram; viajam até Zugaztieta, onde são aguardados por outros efectivos e veículos policiais.

Acrescentam que vão sempre armados e que numa das vezes exibiam armamento bastante intimidativo, «porque levavam nas mãos as metralhadoras», isto nuns vagões bastante estreitos como são os da EuskoTren.

«Não vi que tenham pedido a identificação a alguém; viajam de pé no corredor do vagão, mas parece um comboio civil tomado», queixa-se uma das passageiras em declarações ao Gara.

Esta situação provocou queixas junto dos funcionários da EuskoTren, mas a resposta é que «não podem fazer nada, porque a Guarda Civil entra e sai onde quer». «Estamos em tempos de paz; o que é que fazem agentes da Guarda Civil armados nos comboios?», pergunta uma passageira, que considera a situação intimidativa e ilógica na nova situação que se vive em Euskal Herria. / Fonte: SareAntifaxista