sábado, 12 de julho de 2008

Ertzaintza carrega contra manifestantes e semeia o caos em Zornotza


Vídeo: kaos_en_la_red

Cerca de 1500 pessoas juntaram-se no centro de Zornotza para participar na cerimónia de homenagem ao preso político basco Joxe Mari Sagardui, ‘Gatza’, mas a Ertzaintza impediu qualquer manifestação pacífica ao carregar contra a multidão e convertendo o centro de Zornotza num caos.

Eram 17h45 e já centenas de pessoas se encontravam no centro da localidade biscainha para participar no acto de solidariedade para com Joxe Mari Sagardui, ‘Gatza’.
Minutos mais tarde vários grupos da Ertzaintza surgiram na zona para impedir a celebração de qualquer acto, seguindo assim as directrizes de Lakua, que ontem proibira a homenagem prevista.
Então, as pessoas ali reunidas dirigiram-se para a praça conhecida como Plaza Gorria [Praça Vermelha] e improvisaram uma manifestação. Depois de percorrerem vários metros, quatro furgões da Ertzaintza colocaram-se em frente dos manifestantes, impedindo-lhes a passagem.
Entretanto, um dos participantes foi retido pelos agentes, e os restantes decidiram sentar-se no chão. Depois desse episódio, a manifestação prosseguiu em direcção à praça Euskal Herria, onde as pessoas puderam finalmente prestar a homenagem que pretendiam, mas, quando estava prestes a chegar ao fim, a polícia autonómica voltou a aparecer, carregando contra os presentes. Uma pessoa ficou ferida.
Graças à proibição de Lakua, Zornotza viu-se envolta num caos. O tráfico teve que ser cortado em várias zonas da localidade, e os moradores espreitavam das janelas e varandas ao escutarem o impacto das balas de borracha lançadas pela Ertzaintza.
Para além disso, vários contentores foram lançados para o meio das ruas e desconhecidos montaram barricadas.
A cerimónia de homenagem tinha como propósito recordar a figura do preso político Joxe Mari Sagardui, que se encontra há já 28 anos na prisão, o que o leva a ser também conhecido como o “Nelson Mandela europeu”. É o preso político há mais tempo encarcerado.

Fonte: Gara