terça-feira, 22 de julho de 2008

Nove pessoas detidas esta madrugada na Bizkaia, na Galiza e em Málaga

O número de pessoas detidas pela Guarda Civil em Bilbau, Getxo, Elorrio, Pontevedra e Fuengirola ascende a nove. Vinculam-nos todos à ETA. Os detidos são Arkaitz Goikoetxea, que foi preso juntamente com Maialen Zuazo Aurrekoetxea e Ana Belen Prieto Furundarena, Gaizka Jareño, Adur Aristegi, Iñigo Gutierrez, Libe Agirre, Mikel Saratxo e Aitor Kotano. De acordo com a Askatasuna, os agentes militares inspeccionaram uma garagem situada na rua Mazustegi, na capital biscainha.

A Askatasuna informou que em Elorrio foram presos Gaizka Jareño Ugarriza e Adur Aristegi Aragón; em Algorta, Iñigo Gutierrez e Mikel Saratxo; em Nigrán (Pontevedra), o algortarra Aitor Kotano Sinde e em Fuengirola (Málaga), a elorriotarra Libe Agirre Mazaga.
Por seu turno, em Bilbau foram detidos Arkaitz Goikoetxea, Maialen Zuazo Aurrekoetxea e Ana Belen Prieto Furundarena, numa habitação onde os agentes teriam encontrado uma pistola e um revólver, segundo a Europa Press. À saída dos detidos, um grupo de moradores que ali se tinham juntado incentivou-os com gritos de apoio.

Mobilizações
Para denunciar as detenções de hoje, moradores de Algorta irão juntar-se às 20h em Telletxe. Em Santutxu, por seu lado, convocaram uma mobilização para as 20h30. E em Elorrio, para as 19h30.

Notícia completa: Gara