quinta-feira, 31 de julho de 2008

Gestoras 'versus' elencos municipais eleitos


O presidente do BBB jelkide, Andoni Ortuzar [do PNV da Bizkaia], elogiou publicamente a “coragem e o compromisso pessoal” dos membros das gestoras municipais de Ondarroa e Mendexa. A coragem, suponho, relaciona-a com o facto de serem alvo de “ataques constantes” – nas palavras de Ortuzar – por parte da esquerda abertzale e o “compromisso pessoal” com o facto – também nas suas palavras – de terem trabalhado “muito e bem” nas duas câmaras municipais. Não conheço os membros dessas comissões e, consequentemente, não é correcto pôr em causa os atributos com que o presidente do PNV na Bizkaia os presenteou, mas o senso comum e uma certa saturação provocada pela reiterada falsificação da história obrigam a pôr algumas coisas preto no branco.

Haverá que recordar que as eleições municipais em Ondarroa, Mendexa e num número considerável de outros municípios deram a vitória à esquerda abertzale e que o PNV, dissimulado e conivente, colaborou de forma indispensável para o disparatado processo de furto à vontade popular. Não é, pois, corajoso quem se ampara no afã repressivo do Governo espanhol e na força da Ertzaintza para ostentar um cargo para o qual não foi eleito e substituir quem o foi. Subterfúgios dialécticos à parte. Não se pode falar de um “compromisso pessoal” em benefício da colectividade quando se trata apenas de um compromisso – firme, isso sim – com o próprio partido, numa das jogadas mais escandalosas que protagonizou nos últimos tempos. Acusar de “ataques constantes” quem foi vítima de espoliação política e económica, perseguição policial e judicial dirigidas com brutalidade, e expulsão do jogo institucional é, além de uma tentativa desesperada de justificar o anterior, uma cortina de fumo para ocultar um procedimento que faz corar boa parte da sua própria militância.

E, por último, falar do bom trabalho dos seus gestores nestas circunstâncias só se pode entender como uma lengalenga para manter o moral das tropas. Se quer um exemplo de bom trabalho, que vá a Arrasate e observe, por exemplo, a lida diária de Ino Galparsoro.

Martin GARITANO

Fonte: Gara