terça-feira, 15 de julho de 2008

Repressão: Ertzaintza nas festas de Santurtzi

No sábado de manhã vários grupos da polícia autonómica, Ertzaintza, entraram a grande velocidade no recinto festivo das “jaiak del Karmen”, em Santurtzi, para retirar várias faixas que estavam a ser colocadas e deter as pessoas responsáveis pelo acto. Permaneceram no recinto cerca de uma hora e, não tendo conseguido deter as pessoas, levaram consigo as várias faixas e a escada antes utilizada para a sua colocação.
Mas esta não foi a sua única intervenção no recinto de festas, já que regressaram ao início da tarde, desta vez para perseguir um grupo de pessoas que estavam a realizar um mural reivindicativo, e mais uma vez sem êxito.

Já na quinta-feira a repressão se tinha feito sentir, durante a manifestação que se realizou nesta localidade biscainha para denunciar a detenção do conterrâneo Unai Hernández pela polícia francesa e a sua entrega ao Estado espanhol, quando quatro patrulhas encapuçadas, apetrechadas com material anti-distúrbios e até com coletes à prova de bala interceptaram os manifestantes numa rua pedonal, apenas deixando que a marcha continuasse depois de o convocante da mobilização ter sido identificado.
Por tudo isto, os habitantes de Santurtzi mostram a sua mais absoluta repulsa pela actuação de uma polícia política que consideram estar ao serviço do PNV, que procura a todo o momento crispar a situação com intervenções de todo absurdas e que deixa bem à vista, como estão a verificar centenas de habitantes de Santurtzi, qual é a sua verdadeira função nesta terra.

Errepresioa ez da bidea! [A repressão não é o caminho!]


Fontes: HerriKolore e Indymedia_Euskal_Herria