quarta-feira, 16 de julho de 2008

Esquerda ‘abertzale’ insta forças armadas espanholas a abandonar Donostia

Vídeo-paródia: Alde Hemendik! [Vão-se embora!]

No âmbito do desfile policial previsto para hoje no porto e na Parte Velha donostiarras, o grupo municipal independentista instou “as forças armadas espanholas a saírem de Donostia. O Comando militar, o Governo Civil, o quartel de Loiola e o quartel de Intxaurrondo devem ser utilizados para as necessidades dos e das donostiarras, e não para provocar sofrimento”.

O grupo municipal abertzale juntou-se à concentração convocada para as 12h30 no Boulevard sob o lema «Espainiar indar armatuak Donostiatik at!» [Forças armadas espanholas fora de Donostia!]. Numa nota de imprensa, a esquerda independentista manifesta que “não são bem-vindas, nem a Euskal Herria, nem a Donostia, as forças armadas e policiais espanholas e francesas que vêm fazer a guerra”, e lembram que nos últimos 30 anos “a violência francesa e espanhola provocou 35 164 detidos, 420 cidadãos bascos mortos, 7070 torturados, quatro meios de comunicação encerrados e oito organizações políticas ilegalizadas”.
Face a isso, acrescentam que a esquerda abertzale “reitera o compromisso para superar o conflito” e recordam que está sobre a mesa a proposta de Marco Democrático, que continuam a dar a conhecer a Euskal Herria.

Fonte: Gara