terça-feira, 29 de julho de 2008

“Ino esteve sequestrada por aquilo a que chamam Estado de Direito”

Iritzia: Uma inquisição sem solução de continuidade_(cas)

Ino Galparsoro esteve hoje presente numa conferência de imprensa realizada em Donostia junto à autarca de Hernani, Marian Beitialarrangoitia, e à autarca de Arrasate em funções, Oihana Aranburu.
No início, quiseram mostrar a sua alegria pela libertação recente de Galparsoro, mas sem deixar de lado a denúncia do que aconteceu.

Beitialarrangoitia disse que nos últimos três meses Galparsoro “esteve sequestrada por aquilo a que se chama Estado de Direito”. “Esteve presa por ser autarca da esquerda abertzale, como podíamos ter estado outros. E não foi por causa de uma ‘garzonada’, mas por uma decisão política tomada por Zapatero e Rubalcaba”, destacou.
Assim, referiu que “se abriu a estação da caça contra a esquerda abertzale, para correr com ela das instituições”, fazendo referência às moções éticas ou às medidas impulsionadas contra os grupos municipais da esquerda abertzale. Situou tudo isto numa “estratégia repressiva” do Governo espanhol, para a qual tem “um cheque em branco do PNV”.

Desta forma, referiu que os “sectores espanholistas” contam com o “beneplácito do PNV e do NaBai”. Na sua perspectiva, isso tem um duplo propósito. Por um lado, “tirar a esquerda abertzale da cena política” e, por outro, “tentar escondê-la e silenciá-la, já que esta força política conta com uma proposta para um cenário democrático”.
Por último, fizeram um apelo aos cidadãos para que apareçam amanhã, pelas 19h30, ao ongi etorri [boas-vindas] que se tributará a Galparsoro na praça de Arrasate.
Ontem mesmo, cerca de 300 pessoas – moradores, amigos e companheiros – receberam Galparsoro entre mostras de carinho, por volta da 1h30 da madrugada, em Arrasate, depois de a primeira edil da localidade ter abandonado a prisão de Soto del Real às 21h20.

Fonte: Gara