terça-feira, 22 de julho de 2008

Responderão nas ruas à atitude de “desprezo” por parte de Paris


O organismo para a normalização do euskara Euskal Herrian Euskaraz esclareceu que a atitude de desprezo que Paris mantém relativamente ao euskara não é mais do que a continuação da prática que os governos jacobinos têm desenvolvido ao longo de séculos.
É por isso que, para além de elaborar uma apresentação com a recompilação dos ataques sofridos nos últimos meses a partir do Governo francês e de outros agentes jacobinos, fizeram um apelo à mobilização. Mediante este protesto, pretendem reclamar a oficialidade para todas as línguas que actualmente sofrem a tragédia do menosprezo e da opressão. O encontro será a 3 de Agosto na cidade de Baiona (Lapurdi). Às 11h30, na praça situada frente à igreja de Santo André (Baiona Ttipia).

Fonte: HerriKolore

[Nota: recorde-se que já ontem o euskara se viu reconhecido como “património de França”, estatuto equivalente ao de todas as outras línguas minoritárias do país. É um avanço. Mas, como dizia aqui há tempos um euskaldun de Iparralde [País Basco Norte], património são os castelos, as pedras… e a França continua a ser um país de uma só língua oficial.]