quarta-feira, 30 de julho de 2008

Ikurriña perseguida em Atarrabia, Nafarroa


O presidente do Governo de Nafarroa e da UPN, Miguel Sanz, avisou o Município de Atarrabia que, “se se quiser pôr à margem da lei, logo verá ao que se expõe”. Fê-lo na sequência de uma sentença recente emitida pela Audiência de Iruñea [Pamplona], na qual se acusa a Câmara Municipal de “fraude à lei” por colocar a ikurriña num mastro anexo à sede do Município, precisamente à mesma altura do resto das bandeiras que ondeiam de modo oficial.

A sentença estabelece que o Município, dirigido pelo Nafarroa Bai, incorreu num “ardil” para contornar a Lei de Símbolos que a UPN, o PSN e a CDN aprovaram, e que impede a colocação da ikurriña nas varandas das câmaras municipais. À espera da atitude que adopte o NaBai, Miguel Sanz afirmou, ameaçando, que “é obrigação e dever do Governo perseguir o incumprimento da lei”.

A esquerda abertzale considerou esta sentença judicial como mais uma prova da “falta de liberdade” existente em Nafarroa e da “obsessão” do Governo navarro “em travar o avanço da identidade euskaldun”. Apelaram à defesa da vontade popular e da identidade de Euskal Herria, e deixaram claro a Miguel Sanz que “os nossos símbolos continuarão presentes em todos os actos oficiais, em todos os nossos municípios”.
A Bai Euskal Herriari encorajou as pessoas a colocarem a ikurriña, “passando por cima de todas as proibições”.

Fontes: Gara
[Nota: É bastante comum ver ikurriñas nas janelas e varandas de Atarrabia.]