sábado, 14 de novembro de 2009

'Bertso', 'bertsolaria'

Tantas vezes já aqui fizemos referência a bertsos e bertsolaris, e apenas aqui passámos pequenos excertos, sem grande destaque ao bertsolari e à arte da declamação de poesia improvisada em si mesmos.
Numa altura em que está a decorrer o Bertsolari Txapelketa Nagusia 2009 (Campeonato Nacional de Bertsolaris 2009, de 3 de Outubro a 13 de Dezembro), decidimos dar o devido destaque ao «bertsolarismo» (o possível aqui), requisitando a presença de uma txapeldun (campeã), Maialen Lujanbio (Hernani - 1971 -, Gipuzkoa, EH).
Mesmo no caso de não se entender a língua, tenha-se em atenção o facto de se tratar de poesia improvisada e de os participantes estarem a ser julgados por uma série de parâmetros, na hora!, desde a qualidade do texto, ao tema, à linguagem, à rima, etc. Dentro de um certo patamar, há actuações de arrepiar.
Mais informações sobre os bertsos e a Txapelketa, em euskara, castelhano, francês e inglês, em: http://www.txapelketanagusia.eu/

Matéria: «És fotógrafa. Chegaste agora ao local dos acontecimentos, e é tempo de começar a trabalhar.» E a Maialen desenvolve, e de que maneira, em clave solidária. Temos pena de não possuir o estofo para o traduzir...