sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PreSOS e solidariedade

Não aos ataques aos familiares dos presos!

Solidariedade com os presos políticos bascos!

---
«Recusamo-nos a ser revistados, mas não deixaremos de ir visitar os nossos familiares»
Tal como a Etxerat fez questão de denunciar recentemente, aquilo que se tem passado nas últimas semanas, com as inspecções aos familiares e amigos dos presos políticos bascos antes das visitas, visa «humilhá-lhos». E, dessa forma, procuram também destruir os presos políticos bascos enquanto pessoas e sujeitos políticos.

Miguel Olaiz, pai do preso político basco Jorge Olaiz, em entrevista à apurtu.org relata o que se passou no sábado passado na prisão de Almeria, onde os presos se encontram em luta para protestar contra as inspecções a que pretendem sujeitar os seus familiares.
Entrevista a Miguel Olaiz, em http://www.apurtu.org/?q=node/1114

Aitor Olaizola, Oier Lorente e Adur Fernandez saíram em liberdade
Aitor Olaizola, Oier Lorente e Adur Fernandez saíram ontem da prisão depois de pagarem uma fiança de 18 000 euros. Estes três jovens foram detidos com outros treze donostiarras em Madrid, no dia 4 de Dezembro de 2007. Como pendia sobre eles um mandado de busca e captura, dirigiram-se à Audiência Nacional espanhola com o propósito de serem presentes a um juiz, tendo sido detidos à porta do tribunal de excepção, e posteriormente encarcerados. Passaram quase dois anos na prisão.
Entretanto, ontem, à chegada a Donostia, por volta das 2h30 da madrugada, voltou a haver problemas com a Ertzaintza, que carregou sobre as pessoas que pretendiam dar as boas-vindas aos ex-presos na Alde Zaharra, recorrendo para isso a cacetetes e a balas de borracha.
Fonte: Gara

A Fédération Syndicale Etudiante critica as detenções de Ustaritz
Num comunicado, a Fédération Syndicale Etudiante (FSE) condenou a detenção de jovens, um dos quais é membro deste sindicato, por «roubo de bandeira em reunião» na semana passada em Ustaritz (Lapurdi). Para o sindicato, que lembra «a legítima suspeição dos oprimidos» relativamente à bandeira francesa, «seria revoltante que estes jovens fossem condenados a penas descomunais pelo roubo de um simples pedaço de pano» e «denuncia esta enésima tentativa de intimidação».

Entretanto, os «desaparecimentos» de diversas bandeiras francesas ao longo dos últimos meses foram reivindicados pelos seus autores num comunicado enviado à redacção do Le Journal du Pays Basque, no qual se denuncia «a estratégia repressiva agressiva posta em prática pelos estados francês e espanhol em ambos os lados dos Pirinéus» e as acções policiais levadas a cabo na semana passada em Ustaritz. «À actividade militante determinada» e «que não pára de crescer, em apoio às diversas lutas sociais e contra os dois estados», a única resposta dada pelo Estado francês consiste em tentar «marginalizar abertamente e criminalizar reivindicações legítimas e justificadas».
Ver: lejournalPaysBasque - EHko Kazeta e lejournalPaysBasque - EHko Kazeta