sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Repressão sobre a juventude basca


Seis anos de prisão, por trabalhar na Segi
Os seis bascos Araitz Zubimendi, Eneko Aizpuru, Garikoitz Mujika, Zigor Ruiz e Asier Tapia foram condenados pela Audiência Nazional espanhola, ex-TOP, a seis anos de prisão e outros tantos de inabilitação especial para emprego ou cargo público, em virtude da actividade política que desempenharam na organização juvenil Segi.
A sentença, passível de recurso, baseia-se no cometimento dos crimes de «associação ilícita, constitutiva de organização terrorista».

Na primeira sessão do julgamento, que começou no dia 28 de Outubro, os jovens realçaram a natureza política do processo e o facto de trabalharem «em prol dos direitos de Euskal Herria e da sua juventude», precisando que as «armas» que utilizaram «foram as reuniões e a comunicação entre os jovens».
No entanto, para a justiça espanhola a Segi é terrorista.
Coisas da Espanha democrática.
Fonte: lahaine.org

Sobre as detenções de Aintza Zufiaurre e Antton Rouget
Os dois jovens bascos foram surpreendidos por numerosos agentes à paisana quando retiravam uma bandeira francesa em Ustaritz (Lapurdi). De acordo com as agências noticiosas, os gendarmes tinham vindo a ser surpreendidos por diversos desaparecimentos deste género ao longo dos últimos meses na região. Ainda de acordo com as agências, a Polícia montou um dispositivo de vigilância e de interrogatórios para este 11 de Novembro (Dia do Armistício) em Ustaritz, onde três jovens terão tentado fazer desaparecer a bandeira francesa. Um deles pôs-se em fuga.
Os dois jovens uztariztarras e membros da Segi passaram a noite na esquadra de Marracq, em Baiona. Depois de se ter anunciado a prorrogação do seu período sob custódia, A. Rouget e A. Zufiaurre acabaram por ser postos em liberdade ontem ao fim da tarde, denunciando a existência de «um dispositivo desmesurado».
Também ontem, um concentração de trinta estudantes foi «violentamente» dispersa em frente à Câmara Municipal de Baiona, segundo a Askatasuna. A Polícia nega esta versão dos acontecimentos. À noite, cerca de 200 pessoas juntaram-se em Ustaritz e 30 em Baiona, também de acordo com a Askatasuna.
Por seu lado, a Segi, o movimento dos jovens independentistas, veio denunciar mais este ataque, entre tantos, contra a juventude e fez um apelo à mobilização.
G.T.
Fonte: lejournalPaysBasque - EHko kazeta