quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Presos, repressão


Levaram as fotos dos presos da Parte Velha de Bilbau pela quarta vez
Ontem à tarde, a Ertzaintza voltou a entrar na Herriko da Alde Zaharra de Bilbau, levando as fotos dos presos da Alde Zaharra pela quarta vez. Para além disso, identificaram o empregado.
Já na segunda-feira à noite tinham entrado na taberna durante a cerimónia de boas-vindas a Aitziber Sagarminaga.
Fonte: branka.biz

Suspensão provisória do protesto dos presos em Huelva
Os presos bascos na prisão de Huelva decidiram suspender provisoriamente o protesto que tinham iniciado por tempo indeterminado na última segunda-feira, em virtude das inspecções a que seus familiares e amigos têm estado a ser sujeitos. Solicitaram uma reunião à direcção do estabelecimento prisional e afirmaram que, caso as inspecções se mantenham, voltarão a iniciar novo protesto, encerrando-se nas celas.
Fonte: apurtu.org

Dois jovens detidos pela Polícia francesa em Uztaritze
Ontem ao final da tarde, o Movimento pró-Amnistia fez saber que a Polícia francesa tinha detido, à tarde, dois jovens bascos na localidade de Uztaritze (Lapurdi). Ainda de acordo com o Movimento pró-Amnistia, os jovens detidos são Antton Rouget e Aintza Zufiaurre. Ainda se desconhece o motivo da detenção e onde se encontram ao certo. Ao que parece, os dois jovens foram levados para a esquadra de Baiona.
A Gazte Sarea informa ainda que os pais dos jovens bascos se dirigiam à Gendarmerie de Uztaritze para conhecer a razão das detenções, mas não se sabe nada até ao momento.
Fonte: Gara